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Onde estão os talentos (Parte II)?
MAURO RIBEIRO Consultor da Avanti Consultores e Sócio Diretor da Talent & Management Development
0) - O Brasil tem que tomar uma decisão estratégica e eleger a educação como sendo a mais importante saída para a maioria dos nossos problemas atuais, pois desde a profissionalização até a violência urbana tem suas raízes na educação.
1) - Entender e direcionar a escola fundamental e média como "empresas" formadoras de cidadãos, mas também de profissionais capazes de dirigir empresas e projetos. Fazê-las criar e implementar planos estratégicos onde a missão deveria ser a de formar
gestores, diretores e presidentes de empresas, sejam elas quais forem, serviços, industria, terceiro setor, (micro, média ou grande empresa) etc, pois temos que profissionalizar a gestão deste país e deixar o amadorismo para os concorrentes.
2) - Baseado no princípio da participação dos fornecedores de matéria prima como co-responsáveis pelos programas de qualidade das empresas:
a) É de fundamental importância que os pais participem das atividades curriculares das escolas de ensino fundamental e médio, atuando efetivamente na discussão do aproveitamento, conteúdos e disciplina.
b) É de fundamental importância de que este país entenda que o "cliente" não tem sempre razão e admitir que quando um aluno passa dos limites, tem que ser punido severamente chegando ao extremo da expulsão da escola.
c) Temos que eliminar esta situação de que aluno, filho de pai rico, pode fazer o que quiser; depredar o patrimônio, desacatar professores e demais funcionários. Lugar de aluno indisciplinado é fora da escola que tem um programa sério de educação.
3) - Implementar um dos conceitos básico dos programas de qualidade: começar certo desde o princípio, desde o projeto. E desta forma implementar um ensino básico de primeiríssima qualidade, onde o aluno ficaria o dia todo em processo de educação seja ela
técnica, cívica, moral ou esportiva.
4) - Por meio da aplicação de conceitos modernos de recrutamento e seleção tão conhecidos e utilizados no meio empresarial: desenvolver programas para o ensino médio que procure, logo no início, identificar os talentos (múltiplas inteligências) e
direciona-los no sentido do seu desenvolvimento profissional, de tal forma que para cada aluno exista um plano individual de educação, treinamento e desenvolvimento, tanto preparando para cursos profissionalizantes como para a futura faculdade.
5) - Um ensino superior onde fosse possível a entrada de todos que se candidatem a entrar neste ou naquele curso identificado no nível médio, mas que filtrasse a saída somente daqueles que efetivamente adquiram o conhecimento fundamental e concreto da área
técnica escolhida.
6) - Criar e definir o perfil de competências do professor ideal em cada nível, classificar todos os profissionais na ativa em relação ao seu perfil individual e, passo seguinte, implementar um completo e sério programa de desenvolvimento dos professores.
Tal e qual acontecem nas empresas orientadas ao resultado, quando um colaborador não tem o perfil de competências para desempenhar a função, ele tem que ser transferido ou até mesmo demitido.
Em nível de ensino médio, nas escolas públicas e privadas, os professores raramente são treinados para a melhoria das suas atividades.
No nível do ensino superior, algumas faculdades, no sentido de economizar alguns "centavos" chegam a contratar professores que nem o curso superior tem, e que pelo simples fato de terem alguma experiência profissional, são contratados. Nada contra
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